Área restrita

 
Trabalho híbrido ou home office?
Seg, 29 de Agosto de 2022 00:00

Trabalho híbrido ou home office? Saiba qual o modelo ideal de trabalho para funcionários e chefes - e o que concluiu um estudo de Harvard

O modelo de trabalho híbrido é o preferido dos colaboradores; estudo de Havard aponta que o ideal é ir um ou dois dias ao escritório por semana

Mesm

A flexibilidade da carga horária e do modelo de trabalho nunca foi tão relevante quanto agora.  Com a experiência de poder trabalhar em casa ou em qualquer outro lugar que não seja no escritório, o retorno às atividades presenciais tem sido tema de debate.

Uma pesquisa da PwC e PageGroup Brasil mostra que os funcionários estão satisfeitos com o home office adotado em larga escala durante a pandemia. Já os chefes, nem tanto.

Segundo o estudo “Modelos de Trabalho Pós-Pandemia”, 67% dos liderados preferem regime integral de home office ou regime híbrido.

Já para quem possui cargos de chefia, a preferência cai para 58%, de acordo com a  pesquisa, que entrevistou 289 executivos e 633 colaboradores, entre 17 de janeiro e 4 de fevereiro.

Ir ao escritório cinco vezes por semana? Não, obrigado

O regime totalmente presencial não deve retornar como no contexto pré-pandemia, e nesse ponto chefes e empregados concordam.

Apenas 35% dos executivos possuem a preferência de ir três ou mais vezes ao escritório ou o trabalho presencial. Já entre os colaboradores, essa expectativa cai para 23% dos entrevistados. 

“O percentual de quem prefere home office integral ou o regime híbrido com um ou dois dias da semana no escritório é maior na faixa dos que estão há um ou dois anos na empresa do que na de quem está há mais de sete anos”, aponta o estudo. 

Além disso, quem prefere o trabalho no formato híbrido com mais de três idas ao escritório são os que possuem pouco tempo na empresa.

O modelo totalmente remoto é preferido entre os colaboradores brasileiros mais novos, segundo a pesquisa da PwC e PageGroup. Cerca de 64% dos funcionários entre 27 e 18 anos preferem trabalhar fora do escritório. 

Já os que possuem 28 anos ou mais de idade, tendem a preferir o modelo híbrido ou presencial: cerca de 28% dos nascidos entre 1980 e 1994 (geração Y); 22% dos nascidos entre 1961 e 1979 (geração X) e 20% dos Baby Boomers — nascidos entre 1945 e 1960.

No início do ano,  44,3% dos colaboradores brasileiros estavam trabalhando na modalidade híbrida ou mista, ainda de acordo com a pesquisa.

Quantos dias por semana é ideal ir ao escritório? Harvard responde

Preferências à parte, qual o modelo ideal de trabalho? Os acadêmicos de Harvard entraram em campo, quer dizer, no escritório, em busca da resposta.

A conclusão do estudo, divulgado nesta semana pela Bloomberg, é que apenas um ou dois dias no escritório é a configuração ideal para o trabalho híbrido.

A pesquisa contou com 130 funcionários administrativos das principais empresas norte-americanas. Os colaboradores foram divididos em três grupos — um integralmente em trabalho presencial, outro em home office e o “intermediário”, no modelo híbrido — e avaliados durante nove semanas.  

O estudo de Harvard  analisou mais de 30 mil e-mails enviados pelos funcionários participantes. Como resultado, o grupo híbrido teve um desempenho melhor e obteve melhores avaliações de seus líderes do que aqueles que estavam integralmente em casa ou no escritório. 

Prithwiraj Choudhury, professor e co-autor da pesquisa de Havard, afirmou que “o trabalho híbrido é plausivelmente o ponto ideal. [...] É o modelo que pode oferecer o melhor dos dois mundos” — presencial e home office. 

Fonte:https://www.seudinheiro.com/2022/empresas/trabalho-hibrido-ou-home-office-saiba-qual-o-modelo-ideal-de-trabalho-para-funcionarios-e-chefes-e-o-que-concluiu-um-estudo-de-harvard-lils/

 
banner_distribuidor_223x223
 
Fale Conosco

Telefone
+55 (11) 2626-3012
E-mail
contato@servicotecnico.com.br


Endereço
Al. dos Maracatins, 992
Sala 53A • 04089-001
São Paulo/SP • Brasil
» MAPA de localização