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Parte 2 - A dominação asiática no mercado de eletrodomésticos
Qui, 27 de Julho de 2023 00:00

A dominação asiática no mercado de eletrodomésticos (Continuação)

O grupo Midea Carrier

A marca Midea Carrier, empresa chinesa e concorrente, movimentou R$ 600 milhões para construção de uma fábrica de refrigeradores com duas portas ao sul de Minas Gerais, especificamente em Pouso Alegre. Com planos para iniciar seu funcionamento em 2024, a planta de 73 mil metros quadrados possui capacidade de produzir 1,3 milhões de aparelhos ao ano. 

De acordo com a consultoria GfK, o setor de refrigeradores apresentou um faturamento de R$ 12 bilhões em 2022 com 3,9 milhões de produtos vendidos em comparação a 2019, com um lucro de R$ 9 bilhões oriundo de 4,1 milhões produtos comercializados.

Felipe Costa, CEO da empresa, compartilha que a meta da organização é, em até quatro anos, estar entre os três principais produtores de refrigeradores do mercado. O investimento na produção local fomenta a competitividade necessária para que a empresa ganhe destaque no segmento, diz o executivo. 

Com um faturamento de US$ 53 bilhões e 166 mil funcionários ao redor do mundo, o Grupo Midea chegou ao Brasil em 2011 através de uma joint venture com a americana Carrier, especialista em ar condicionado e refrigeração. 

Contando com duas fábricas no país, a produção se divide. Em Manaus (AM) são produzidos os aparelhos de ar condicionado e fornos de micro-ondas; já em Canoas (RS) os sistemas de refrigeração comerciais são confeccionados. 

A diretora de marketing da Midea Carrier, Simone de Camargo, enfatiza que mesmo sem uma produção local de eletrodomésticos da linha branca e importando um volume reduzido, fatias significativas do mercado em 2022 foram conquistadas. 

“Com a nova fábrica, pretendemos aumentar a participação em refrigeradores de duas portas, que é um segmento de mercado muito importante para a consolidação da marca”, diz de Camargo. A marca respondeu por 25% do mercado de lavadoras com abertura frontal, incluindo lava e seca; 56% em frigobar; 11% em geladeira side-by-side; 27% em freezer horizontal e 13% em lava-louças.

A empresa não pretende produzir localmente todos os produtos, apenas os que representam categorias com grande volume de vendas. Refrigeradores primeiramente e na sequência provavelmente lavadoras com abertura frontal, um mercado potencial muito grande no Brasil, finaliza a diretora.

Hisense

A Hisense, mais uma gigante chinesa, com um faturamento global de US$ 27,5 bilhões em 2022, acaba de chegar ao Brasil. Em março de 2023, iniciaram as vendas de fornos elétricos, lavadoras lava e seca, cooktops, refrigeradores e aparelhos de ar condicionado, importados da Europa e da China, em 38 lojas físicas da Via, no Estado de São Paulo. Com planos para, até o final do ano, produzir localmente TVs com a marca Hisense. 

Ademais, a empresa pretende fabricar no Brasil eletrodomésticos da linha branca, porém não revela datas do planejamento, valores de investimento ou projetos para fábricas. “Estamos estudando as possibilidades”, menciona o vice-presidente da Hisense no Brasil, Matjaz Cokan.

TCL Corporation

Adotando uma estratégia diferenciada, a empresa TCL presente no Brasil desde 2016, apostou na nostalgia. Em 2020, a empresa adquiriu 80% das ações da joint venture Semp. Hoje, aliadas, a companhia se encarrega da venda de televisores e a TCL trabalha com a própria marca na categoria. 

O mesmo aconteceu com a marca Toshiba nas TVs, a Corporation estabeleceu ainda uma parceria com a Multi, empresa brasileira, para a produção e venda no país. 

Por meio de importações, em um primeiro momento, a empresa promoverá refrigeradores e máquinas de lavar. Atualmente, a organização vende TVs, produtos de áudio e aparelhos de ar condicionado, porém até o final do ano o plano é ampliar a variedade de produtos no portfólio.

Nikolas Corbacho, gerente de produtos da Semp TCL, explica que por conta de uma concentração da cadeia produtiva dos eletroeletrônicos na China, as empresas chinesas que conseguem criar e vender produtos são mais competitivas no custo e benefício para o consumidor. 

“Não tivemos nenhuma rejeição por ser uma marca entrante no mercado. Quando o consumidor vê que leva mais tecnologia com uma relação de preço melhor do que as marcas estabelecidas, ele vê como algo positivo”, completa Corbacho.

O mercado de televisores comercializou em torno de 10,7 milhões de aparelhos em 2022, superando em duas vezes o setor de lavadoras. Em vendas de televisões o país atingiu R$ 25 bilhões, comparado a R$ 22 bilhões em 2021 e R$ 20 bilhões em 2019. Por conta dos altos valores, grande parte das fabricantes chinesas direcionam iniciativas a este segmento.

Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/a-dominacao-asiatica-no-mercado-de-eletrodomesticos

Mesm

 
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