Mesmo num Brasil acostumado a crises, raramente saímos de um ano sem ter a menor noção
do que acontecerá no ano seguinte. Como será 2016? Ninguém é capaz de fazer qualquer previsão
séria. Assim, terá medo de 2016 quem não tomar em sua empresa sérias medidas de enfrentamento
de crises. Aqui vão cinco:
1. Sente em cima do caixa.
Isso significa que o empresário deve cuidar muito do fluxo de caixa de sua empresa. Há empresas
que maximizam vendas. É preciso ressaltar, no entanto, que não basta a empresa vender se
essas vendas não gerarem caixa. Em tempos de crise vencerá a empresa que tiver caixa e um
fluxo de caixa positivo. É tendo um caixa forte que a empresa poderá comprar melhor de seus
fornecedores; aproveitar melhor as possíveis oportunidades de negócio até adquirindo empresas
concorrentes que, por falta de caixa, não tiveram como sobreviver.
2. Rentabilize ao máximo os bens (patrimônio) da empresa.
Faça uma análise completa do bens (patrimônio) de sua empresa e veja como rentabilizá-los ao
máximo. E aqui falo dos bens tangíveis e intangíveis. Analise sua frota de veículos; suas instalações;
os equipamentos. Veja também como poderá obter mais de seus clientes atuais vendendo
mais de seu portfólio a esses que já são seus clientes. Faça uma completa análise e rentabilize
tudo o que puder de seu patrimônio, incluindo seus clientes;
3. Diminua o tempo de resposta a seus clientes. Tenha “senso de urgência”.
Em tempos de crise, os clientes se tornam mais exigentes e seletivos. Assim, diminua o tempo
de resposta às solicitações, pedidos de orçamento, assistência técnica, etc. As pesquisas mostram
que uma das coisas que mais irritam o cliente é a falta de informação e a demora no atendimento;
4. Reveja os sistemas e fluxos em sua empresa.
Agora é o momento oportuno para rever todos os sistemas e fluxos de sua empresa. Há sistemas
e fluxos que são adequados para tempos de afluência, mas totalmente inadequados para
tempos bicudos como estes que estamos vivendo. Nessa revisão a empresa descobrirá desperdícios
e burocracias desnecessárias e que podem e devem ser modificados ou eliminados;
5. Retenha os melhores talentos de sua empresa.
Em tempos de crise é importante reter as melhores pessoas. Não dispense seus melhores talentos.
Remaneje-os, se necessário; ocupe-os com programas de formação mais prolongados, mas
não os perca. Se você perdê-los agora talvez não consiga recontratá-los quando a crise passar.
Com estas cinco dicas sua empresa poderá passar por esta crise com mais segurança. É importante
lembrar, mais uma vez, que esta crise um dia passará e sua empresa deve estar preparada
para esse tempo e com energia necessária para correr e vencer.
Mesmo num Brasil acostumado a crises, raramente saímos de um ano sem ter a menor noçãodo que acontecerá no ano seguinte. Como será 2016? Ninguém é capaz de fazer qualquer previsãoséria. Assim, terá medo de 2016 quem não tomar em sua empresa sérias medidas de enfrentamentode crises. Aqui vão cinco:
1. Sente em cima do caixa.Isso significa que o empresário deve cuidar muito do fluxo de caixa de sua empresa. Há empresasque maximizam vendas. É preciso ressaltar, no entanto, que não basta a empresa vender seessas vendas não gerarem caixa. Em tempos de crise vencerá a empresa que tiver caixa e umfluxo de caixa positivo. É tendo um caixa forte que a empresa poderá comprar melhor de seusfornecedores; aproveitar melhor as possíveis oportunidades de negócio até adquirindo empresasconcorrentes que, por falta de caixa, não tiveram como sobreviver;
2. Rentabilize ao máximo os bens (patrimônio) da empresa.Faça uma análise completa do bens (patrimônio) de sua empresa e veja como rentabilizá-los aomáximo. E aqui falo dos bens tangíveis e intangíveis. Analise sua frota de veículos; suas instalações;os equipamentos. Veja também como poderá obter mais de seus clientes atuais vendendomais de seu portfólio a esses que já são seus clientes. Faça uma completa análise e rentabilizetudo o que puder de seu patrimônio, incluindo seus clientes;
3. Diminua o tempo de resposta a seus clientes. Tenha “senso de urgência”.Em tempos de crise, os clientes se tornam mais exigentes e seletivos. Assim, diminua o tempode resposta às solicitações, pedidos de orçamento, assistência técnica, etc. As pesquisas mostramque uma das coisas que mais irritam o cliente é a falta de informação e a demora no atendimento;
4. Reveja os sistemas e fluxos em sua empresa.Agora é o momento oportuno para rever todos os sistemas e fluxos de sua empresa. Há sistemase fluxos que são adequados para tempos de afluência, mas totalmente inadequados paratempos bicudos como estes que estamos vivendo. Nessa revisão a empresa descobrirá desperdíciose burocracias desnecessárias e que podem e devem ser modificados ou eliminados;
5. Retenha os melhores talentos de sua empresa.Em tempos de crise é importante reter as melhores pessoas. Não dispense seus melhores talentos.Remaneje-os, se necessário; ocupe-os com programas de formação mais prolongados, masnão os perca. Se você perdê-los agora talvez não consiga recontratá-los quando a crise passar.
Com estas cinco dicas sua empresa poderá passar por esta crise com mais segurança. É importantelembrar, mais uma vez, que esta crise um dia passará e sua empresa deve estar preparadapara esse tempo e com energia necessária para correr e vencer.
Fonte: Luiz Marins (Motivação & Sucesso)