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O que é figital? Entenda o que novo consumidor espera da sua empresa
Tuesday, 17 August 2021 00:00
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O que é figital? Entenda o que o novo consumidor espera da sua empresa

O consumidor da era figital não diferencia mais o ambiente físico do digital, e quer ser atendido de múltiplas formas, com continuidade

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Não se trata apenas de um neologismo, mas de um novo conceito que transforma o comércio de forma definitiva. A expressão “figital”, termo que mistura “físico” e “digital”, implica mudar processos em diferentes frentes, desde a produção até a manutenção de estoque, a logística de entregas e distribuição e o atendimento ao consumidor.


A crise sanitária de 2020 acelerou um processo que, de outra forma, teria acontecido de forma gradativa. O consumidor aprendeu rápido, e agora já é “figital”. Ele quer, por exemplo, ser atendido pelo WhatsApp, finalizar uma compra por site ou telefone, retirar o produto na loja e fazer a troca por correio. E tudo isso sem precisar explicar seu caso novamente a cada vez que aborda a empresa por um canal diferente.


Esse novo cliente pesquisa on-line antes de comprar pessoalmente em uma loja. Faz compras on-line para retirar em um quiosque. Abandona uma compra em um espaço físico porque encontrou o mesmo produto por um valor mais baixo na concorrência – ou mesmo compra on-line de dentro da loja da mesma empresa onde está pesquisando. Tudo isso acontece com grande velocidade e intensidade: de acordo com uma pesquisa da Maplink, 73% dos consumidores utilizam mais de um canal antes de decidir pela compra.


A demanda por um atendimento omnicanal, sem rupturas e que atenda a todas essas complexidades, desafia as empresas dos mais variados portes e setores de atuação. Como aderir ao “figital” rapidamente?


A resposta para essa pergunta se divide em diferentes estratégias que se somam para alcançar o atendimento omnicanal. Uma das primeiras é investir na melhoria do relacionamento com os consumidores, atuais e potenciais – afinal, no mundo “figital”, eles podem estar virtualmente em qualquer lugar, dependendo da área de atuação da empresa.


Para isso, é importante reforçar o treinamento das equipes de atendimento ao consumidor. Aplicar chatbots a sites e contatos realizados por WhatsApp também ajuda a agilizar o atendimento, especialmente para dúvidas mais simples.


Também é essencial desenhar uma estratégia de marketing digital para as redes sociais. Cada uma tem seu próprio perfil, com públicos, interesses e linguagens bastante diferentes. É importante também tomar o cuidado de unificar as promoções e as condições em cada um desses canais. E interagir com as pessoas, sempre reagindo a posts e comentários, sejam eles elogiosos ou não.


O ambiente digital pode ser utilizado, inclusive para implementar serviços inovadores, que facilitem o pagamento para um cliente que é cada vez mais imediatista e pode decidir por fechar a compra a qualquer hora, do dia ou da noite.


O Link de Pagamento, a Vitrine Digital e a Loja Digital da SafraPay, por exemplo, permitem o autoatendimento: basta anexar ou enviar um link personalizado por e-mail, redes sociais, SMS e WhatsApp, e o consumidor realiza o pagamento de forma rápida, segura e sem sair do lugar.


Para utilizar o Link de Pagamento Safrapay, basta acessar o App SafraPay Digital ou os canais Safra Empresas (App ou Internet Banking), contratar a solução, gerar os links e iniciar as vendas. Já a Vitrine Digital permite incluir fotos, descrição e até descontos nos produtos nos links de pagamento – tudo isso com suporte da solução do antifraude, que reduz o risco de chargebacks e contestações de compra.


Por sua vez, com a Loja Digital, o cliente conta com endereço na internet, integração com os Correios para cálculo de frete e opções de entrega, personalização da loja, incluindo logotipo e layout, integração e gestão de assuntos contábeis, fiscais e financeiros e venda online com as mesmas taxas das suas máquinas SafraPay.


Em outras palavras, a transição para o “figital” é uma jornada. Mas as ferramentas para alcançar o sucesso já estão disponíveis.


Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios

 
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